Após o prefeito de Itajaí (SC) anunciar no ano passado que a cidade faria parte de um estudo sobre a suposta eficácia da ozonioterapia pela via retal como tratamento contra o Covid-19, agora foi a vez da China anunciar uma nova maneira de detectar o vírus: pelo ânus!
Segundo informações do Jornal de Brasília, “a China passou a usar testes retais para detectar a Covid-19 em indivíduos do grupo de risco e em viajantes que chegam do exterior”, uma vez que “o país foi atingido por surtos locais nas últimas semanas.”
O método que certamente irá causar repercussão e gerar os famosos memes nas redes sociais, foi defendido pelo médico Li Tongzeng, do hospital You’an, em Pequim. Segundo o especialista, o teste retal “aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas”, já que o vírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.
No momento, apenas pessoas que já estão em quarentena, consideradas do grupo-chave, fazem esse tipo de teste. Ainda segundo o jornal, “mais de mil crianças em idade escolar e professores foram testados em Pequim pelo ânus, pela garganta e pelo nariz”.
O portal G1 informou que os chineses não reagiram muito bem ao teste inusitado. “Não é muito doloroso, mas é super humilhante”, comentou um internauta através das redes sociais. Será que o Brasil vai adotar a técnica chinesa? Melhor se preparar (risos)!