Um dia após determinar que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste depoimento à Polícia Federal após criticas ao STF, o ministro da Corte Alexandre de Moraes expediu uma nova ordem, dessa vez de busca e apreensão em 29 endereços nessa quarta-feira (27).
A Polícia Federal está cumprindo ordens judiciais no âmbito do inquérito nº 4.781, conhecido como o inquérito das “fake news”, que tramita junto ao Supremo Tribunal Federal e tem gerado polêmica por ser considerado ilegal por alguns parlamentares da base do governo.
Às 29 buscas foram/estão sendo realizadas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, segundo informações do Jornal de Brasília.
O ministro Alexandre de Moraes é o responsável pelo inquérito das “fake news” no Supremo, razão pela qual partiu dele a decisão pela ordem de buscas. Há a informação de que o proprietário do canal Terça Livre, Allan dos Santos, também foi alvo da operação.
“Não haverá Boletim da Manhã no Terça Livre porque a PF levou celulares e computadores do Allan dos Santos e do veículo de imprensa”, comentou um internauta. Essa informação, contudo, ainda deverá ser confirmada.
O deputado estadual Douglas Garcia (PSL) também foi alvo da operação determinada por Moraes, além de outros apoiadores do governo Jair Bolsonaro, supostamente os principais alvos do inquérito. Veja abaixo:
Intimidação: Polícia Federal fez busca e apreensão na sede do Terça Livre em Brasília – https://t.co/XI5g7Ck8LQ pic.twitter.com/Qw4RSt1d2q
— Portal Terça Livre (@tercalivre) May 27, 2020
O que está acontecendo é algo que qualquer um desconfie que seja proposital. Querem incentivar rachaduras diante de inquérito inconstitucional, político e ideológico sobre o pretexto de uma palavra politicamente correta? Você que ri disso não entendo o quão em perigo está!
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) May 27, 2020
Polícia Federal no meu gabinete: a perseguição do inquérito inconstitucional 4.781 estabelecido pela ditatoga com o intuito de criminalizar a liberdade de expressão e a atividade parlamentar. pic.twitter.com/IwP1jkFBow
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) May 27, 2020
A Polícia Federal acaba de sair da minha casa. Bateram aqui às 6h da manhã a mando do Alexandre de Moraes. Levaram meu celular e notebook. Estou praticamente incomunicável! Moraes, seu covarde, você não vai me calar!! pic.twitter.com/AxYLe89JyW
— Sara Winter (@_SaraWinter) May 27, 2020
SÓ A POLÍCIA FEDERAL PARA ME ACORDAR ÁS 7:20 DA MANHÃ. EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES. BOM DIA.
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) May 27, 2020