O biólogo Atila Iamarino fez uma nova previsão ao se referir à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Segundo ele, “a maré da nossa onda já tá subindo. Não temos rastreio, não aumentamos capacidade de teste, não temos plano de combate à COVID…”
Com base nisso, Atila afirmou que “2021 vai ser pior que 2020”. A sua declaração foi dada ao comentar uma matéria do G1, onde a manchete diz que “Leitos de UTI em hospital referência para tratamento contra Covid-19 no AM têm 98% de ocupação.”
“UTIs de Espírito Santo ficando ocupadas Pernambuco com 82% de leitos de UTI ocupados Amazonas com 98%. O AMAZONAS tá ficando sem leito DE NOVO, um dos estados com maior proporção de curados no placar da vida”, comentou o biólogo.
Polêmicas
O biólogo Atila Iamarino chamou atenção no começo da pandemia do novo coronavírus no Brasil, após gravar um vídeo para o seu canal no Youtube, onde com base em dados estatísticos do exterior chegou a prever 1 milhão de mortos no país, segundo o Correio Braziliense.
Já em uma entrevista para o canal MyNews, do YouTube, em 23 de março, Atila chegou a falar em 3 milhões de mortos, mas segundo a revista Oeste o trecho da sua fala teria sido editado posteriormente a pedido do próprio entrevistado.
Como o número de mortos não chegou nem perto do previsto, Atila procurou se justificar, explicando que a previsão levou em consideração uma situação onde não houvesse o “freio” da pandemia.
“A Imperial College London, uma universidade respeitada, fez uma projeção que apontava o pior cenário caso nada fosse feito para conter o vírus”, informou o CB ao defender a previsão pessimista do biólogo. Resta saber se a nova previsão, dessa vez para 2021, será confirmada ou não. Confira:
A maré da nossa onda já tá subindo. Não temos rastreio, não aumentamos capacidade de teste, não temos plano de combate à COVID…
2021 vai ser pior que 2020
— Atila Iamarino (@oatila) November 11, 2020