Ícone do site Opinião Crítica – Comentário, notícias e comportamento

Cancelar o Carnaval teria sido medida adequada, reconhece Drauzio Varella

O médico e apresentador da rede Globo, Drauzio Varella, concedeu uma entrevista na quarta-feira (15) reconhecendo os impactos negativos do carnaval durante o surto do novo coronavírus, surgido inicialmente na China.

“Nós fomos muito benevolentes com essa doença, fomos otimistas demais. Eu mesmo me penitencio por isso”, disse ele para a repórter especial Cláudia Collucci, do jornal Folha de São Paulo.

O médico admitiu que houve atraso na reação de combate ao coronavírus em vários países, apontando eventos de grande concentração que foram realizados durante o início da pandemia como exemplos de erros cometidos.

“A Espanha está do lado da Itália [epicentro do coronavírus na Europa] e, quando a Itália decretou o isolamento para a população, os espanhóis fizeram aquela Marcha Para as Mulheres, com 200 mil mulheres no centro de Madri. Como admitiram aquilo? Como nós fizemos o Carnaval?”, questionou Varella.

A maior preocupação, segundo o médico, está na capacidade de acolhimento dos pacientes, caso o número de infectados em estado grave aumente consideravelmente.

“Quem sofrer um infarto vai pra onde? Quem sofrer um AVC vai para onde? Quem quebrar a perna no degrau de casa ou quem sofreu uma queda no banheiro, para onde vão essas pessoas? Sistema em colapso significa nenhuma vaga para ninguém”, disse ele.

Sair da versão mobile