Chegou o inverno, e para alguns, é uma sensação de alívio comparado às temperaturas mais altas do verão. Mas, assim como nos climas quentes, o clima mais frio também requer seus cuidados.
Durante o inverno, a umidade do ar baixa, e a temperatura mais fria, faz com que ocorra uma diminuição na transpiração corporal. Uma vez que ocorre essa diminuição de umidade, a nossa pele resseca.
É muito comum nessa época do ano, tomarmos banhos mais quentes, que provoca uma diminuição da oleosidade natural da nossa pele. Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento, pois diminui o manto lipídico que retém a umidade natural.
O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas, é importante fazer hidratações corporais e também manter uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes e vitaminas.
Lembrando que as hidratações do rosto e do corpo, devem ser feitas com produtos específicos para cada área, pois o PH da pele é diferente em cada uma dessa regiões.
Dicas para manter a pele hidratada
– Beber no mínimo dois litros de água por dia;
– Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribui para alterar a composição do manto lipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
– Usar hidratante, assim que sair do box, pois o calorzinho do vapor pós-banho ajuda na penetração do creme;
– Para peles oleosas e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, o correto é usar oil free nas áreas de maior oleosidade;
– Os lábios também costumam ressecar muito no inverno, é importante usar hidratantes específicos nessa região e, assim, evitar rachaduras;
– Protetor solar sempre! Pois os raios UVA e UVB continuam em evidência.