A médica oncologista Nise Yamaguchi é uma das figuras mais renomadas do Brasil no campo da medicina, mas não são apenas as suas habilidades médicas que chamam atenção, mas também os seus valores morais.
Cotada para assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, Yamaguchi, que é especialista em oncologia e imunologia, também é contrária ao aborto, uma das questões centrais na gestão do presidente.
“A vida é um bem inquestionável, inegociável. Se a gente luta para salvar uma vida fora do útero, temos que lutar para salvar uma vida dentro do útero”, disse ela durante entrevista para o jornalista Oswaldo Eustáquio.
“Eu sou a favor da vida, eu luto pela vida. O Brasil é um país de uma capacidade incrível de amar. Eu sou completamente tranquila sobre essa questão. Eu sou contra o aborto”, destacou a médica, após se declarar cristã e reconhecer que a maior parte da população do país professa a mesma fé.
Nise Yamaguchi, no entanto, lembrou que há situações específicas já preconizadas pela Justiça brasileira em que o aborto pode ser autorizado, como por exemplo nos casos de estupro da mulher ou risco de vida para a mãe.
Eu não diria sempre ‘nunca’ [por questões já mencionados antes como estupro]. Mas eu acho que existem questões de bioética absolutamente necessárias. Eu luto pelas vidas. E por isso que estou aqui, inclusive, e coloco à disposição o meu currículo, a minha trajetória, os meus conhecimentos”, concluiu a médica.