A apresentadora Xuxa Meneghel resolveu utilizar a sua preferência pelo veganismo para criticar as pessoas que comem peru durante o Natal, uma das práticas mais tradicionais para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo na festa do final de ano.
Ignorando a natural participação humana na cadeia alimentar, Xuxa fez uma publicação argumentando que “costumes errados tem que ser mudados…. Não tem desculpa, não tem porque, pense, reflita e mude”, escreveu ela no Instagram.
A declaração feita no último sábado (21) foi acompanhada de uma foto apelativa, onde aparece um peru ensanguentado e uma faca. Xuxa destacou um questionamento: “Celebrar a vida com violência na mesa?”
A reação da maioria absoluta dos seguidores foi de críticas à apresentadora. Muitos, no entanto, não focaram no aspecto biológico da inclusão humana na alimentação do reino animal, mas sim na parte econômica e da tradição.
“O que vc está fazendo é uma forma agressiva de impor às pessoas o seu estilo de vida. Imaturidade e soberba achar que a sua escolha deve ser a de todas as pessoas. Você foi muito infeliz com essa postagem”, escreveu uma internauta.
“Menos, né. É pra isso que serve o peru. Ou melhor é que as famílias passem fome?”, comentou um seguidor. “É fácil falar quando se tem dinheiro para mudar o cardápio a hora que quiser. Pergunte isso para uma família pobre que não sabe nem o que é ser vegano”, comentou outra seguidora.