Um grupo de jovens católicos cercou a estátua de um santo em Ventura, Califórnia, no último sábado, colocando seus corpos entre Junipero Serra e a multidão que queria derrubá-lo.
Os manifestantes anti-Serra convocaram as mídias sociais para o evento de 20 de junho, que começou às 13h. Chamando o evento de “Derrubar a Junipero Serra”, os manifestantes declararam que “não mais celebraremos a escravidão, o estupro e o genocídio do povo original de Ventura”.
No mesmo fim de semana, estátuas do santo católico Serra, considerado o fundador das missões da Califórnia, foram derrubadas e desfiguradas no Golden Gate Park, em São Francisco, e na histórica Olvera Street, em Los Angeles.
Serra, um missionário franciscano espanhol que atuou nos Estados Unidos, ajudou a fundar nove missões na Califórnia no final do século XVIII. Ele estabeleceu a missão de San Buenaventura em 1782, que atualmente é Ventura. Sua estátua foi erguida na prefeitura em 1936. A atual estátua de bronze foi erguida em 1989. O Papa Francisco o canonizou em 2015.
Às 13h, manifestantes anti-Serra, cerca de 200, se reuniram perto da estátua do santo, localizada em frente à prefeitura de Ventura, onde iniciaram uma manifestação turbulenta.
Alguns oradores, como a anciã local de Chumash, Julie Tumamait-Stenslie, pediram uma remoção pacífica e ordenada da estátua, enquanto outros tentaram reunir a multidão para puxar a estátua para baixo imediatamente, com repetidos gritos de “Tear it down! Derrube-o!”
Algumas pessoas da multidão anti-Serra pareciam ter trazido ferramentas necessárias para derrubar a estátua.
A anciã de Chumash, Julie Tumamait-Stenslie, com uma faixa “Father Genocide” atrás dela, fala no comício anti-Serra, em 20 de junho de 2020, em Ventura, Califórnia.
Mas, graças a dezenas de jovens católicos, incluindo um padre, a estátua da cidade na Serra não foi derrubada. Padre Serra continuou a contemplar Ventura de seu lugar em frente à prefeitura, enquanto o sol se punha no sábado à noite.
Antes da manifestação das 13h, dezenas de ativistas pró-Serra cercaram a estátua para protegê-la dos vândalos. Quando o comício começou, eles ficaram em silêncio, alguns segurando cartazes dizendo “Save Serra”, outros orando.
Muitos manifestantes anti-Serra partiram, mas um número significativo permaneceu. A polícia de Ventura, que assistiu à distância durante o comício, aproximou-se a certa altura quando uma multidão de manifestantes anti-Serra atacou e provocou os jovens que ainda restavam para proteger a estátua.
Por volta das 16h, ativistas de ambos os lados haviam se dispersado. A estátua do fundador de Ventura permaneceu, mas seu destino continua incerto à medida que autoridades da cidade, líderes de igrejas e anciãos tribais continuam a negociar seu destino.
Os bispos da Califórnia, no final da semana, emitiram uma declaração expressando sua desaprovação pela derrubada das estátuas do santo.
Embora a vitória de sábado possa ser apenas uma questão temporária, os jovens católicos foram para casa naquele dia sabendo que haviam alcançado uma importante vitória simbólica. Com: Life Site News.