A saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça e Segurança Pública dividiu opiniões e sentimentos, incluindo o desejo de parte da população por livros que falam sobre a vida do ex-juiz da operação Lava Jato, como a obra “Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil”.
Escrita pelo advogado Luiz Scarpino, a obra conta detalhes sobre “a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro”, diz a sinopse do livro disponível na Amazon.
Nas últimas horas, os termos de buscas do Google vinculados à saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça dispararam, refletindo não só a preocupação da população a respeito da demissão do ministro, como também o interesse por mais conhecimento acerca da trajetória de vida e motivações do ex-ministro.
O livro “O Triplex: A Sentença de Sérgio Moro”, por exemplo, é outra obra relacionada à vida do ex-juiz da Lava Jato, neste caso sobre o trabalho que desempenhou e resultou na prisão do ex-presidente Lula, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Saída de Sérgio Moro beneficia até Joice
A saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça beneficiou indiretamente até a deputada Joice Hassellmann, autora do livro “Sérgio Moro – A história do homem por trás da operação que mudou o Brasil“, escrito no auge da operação Lava Jato, sendo uma das primeiras referências literárias sobre a vida do ex-juiz no país.
Hoje Joice Hassellmann é um desafeto do governo Bolsonaro, sendo inclusive uma das primeiras parlamentares a protocolar um pedido de impeachment contra o presidente, após o anúncio da saída de Sérgio Moro da Justiça.
Finalmente, o livro “Lava Jato – O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil” também entrou na lista de desejo da população interessada em conhecer mais a fundo a trajetória e aspirações do ex-ministro.
Essa busca por mais informações sobre o ex-ministro revela o quanto a saída de Sérgio Moro do governo Bolsonaro despertou em parte dos eleitores um misto de sentimentos e sensações que vão desde o choque pela notícia inesperada da sua demissão, até à comemoração dos oposicionistas interessados em ver a queda do presidente.
O fato é que a vida de Sérgio Moro se divide entre antes e depois do seu trabalho enquanto juiz da Lava Jato e ministro da Justiça, pois certamente o homem considerado dentro e fora do Brasil um dos grandes ícones do combate à corrupção, agora, mais do que nunca, possui um número ainda maior de admiradores e desafetos.