A crise humanitária que vive a Venezuela tem feito com que o número de bebês abandonados por suas mães aumente no país, e muitas vezes isso ocorre da pior forma possível, com crianças literalmente “jogadas” em lixeiras, como constatou recentemente o artista Eric Mejicano.
Como resultado, Mejicano criou uma placa de aviso chocante, ilustrando um bebê sendo jogado em um lixo, e depois espalhou em mais de 300 pontos de Caracas, a capital da Venezuela.
A motivação do artista surgiu após ele ver que um recém-nascido havia sido abandonado no lixo perto de sua casa, segundo informações da BBC. “Queria que as pessoas se dessem conta de que algo que nunca deveria ser normal está virando o novo normal”, disse ele.
Na Venezuela, que vive uma de suas piores crises econômicas da história recente, trabalhadores de serviços de saúde e de proteção à infância dizem que os abandonos e entregas irregulares de bebês são cada vez mais habituais, explica a matéria.
Ao que tudo indica, a falta de recursos tem aumentado o desespero da população mais pobre do país, afetando diretamente a vida das crianças inocentes. “Ser uma criança hoje em dia neste país é muito triste”, afirmou Nelson Villasmil, membro do Conselho de Proteção da Criança e Adolescente do Município Sucre.
A crise na Venezuela tem favorecido também o crescimento de adoções ilegais, o que é uma grande preocupação em decorrência do tráfico de seres humanos.