A grande mídia protagonizou um ato gritante de manipulação informativa nas últimas horas, após diversos veículos negarem a informação sobre a queda de 24,5% dos assassinatos de pessoas LGBTs no país no ano de 2019, portanto, durante a gestão do governo Jair Bolsonaro.
Mídias ligadas à esquerda, por exemplo, publicaram manchetes dizendo se tratar de “fake news” a informação publicada originalmente pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), entidade que anualmente divulga o “mapa dos assassinatos” contra o segmento LGBT.
Após a grande repercussão da informação em favor da comunidade LGBT, por exemplo, o “Observatório”, do portal UOL apagou a sua matéria noticiando a queda de 24,5% dos assassinatos de homossexuais, travestis e outros no primeiro ano do governo Bolsonaro. Abaixo, observe a informação no print de tela:
Na tela abaixo também é possível confirmar a mesma matéria do Observatório aparecendo nos resultados de busca do Google. No detalhe, note que outras duas mídias tiveram como fonte o mesmo canal para reproduzir a informação original.
Apesar da tentativa de “manipulação”, outras mídias reproduziram a informação de forma idônea, incluindo o Guia Gay de São Paulo, que também relatou a aparente tentativa de manipulação da Antra, visto que o órgão apagou a informação publicada originalmente em seu mapa. “A Antra retirou do ar os mapas de assassinatos”, diz o Guia Gay de São Paulo, conforme print abaixo:
A informação foi confirmada pelo Opinião Crítica, que também fez o print no site da Antra, conforme a imagem abaixo: