Ícone do site Opinião Crítica – Comentário, notícias e comportamento

“Eles não declaram nem pagam os tributos”, diz Receita sobre família de líder do MBL

“Eles não declaram nem pagam os tributos", diz Receita sobre família de líder do MBL

Reprodução: Google

A operação da Polícia Civil em colaboração com o Ministério Público, desencadeada na última sexta-feira (10) para investigar a suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo o Movimento Brasil Livre (MBL) e pessoas próximas ao grupo, apontou a suposta existência de irregularidades praticadas pela família de um dos seus fundadores, o Renan Santos.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, no pedido de prisão de Alessander Monaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso (conhecido como Luciano Ayan), a Receita Federal afirma que a família do líder do MBL adotou a estratégia de adquirir empresas quase falidas para não pagar impostos.

Segundo a Receita, este seria “o segredo do sucesso”. “Eles não declaram nem pagam os tributos, e com isso enriquecem com a apropriação indevida dos tributos pagos pelos consumidores finais”, diz o órgão.

Renan Santos, por sua vez, negou em uma live que a sua família tivesse praticado qualquer ilegalidade, reconhecendo a possível existência de dívidas, algo normal no âmbito empresarial, mas não a sonegação de impostos.

Os membros do MBL também negam que os presos pela Civil sejam integrantes do grupo. “Não são integrantes e sequer fazem parte dos quadros do MBL. Ambos nunca foram membros do movimento”, diz uma nota do movimento.

Sair da versão mobile