Após 13 anos do início das obras da transposição das águas do Rio São Francisco para irrigar partes vitais do Nordeste brasileiro, terminou sendo o presidente Jair Bolsonaro o responsável pela inauguração de um trecho que beneficia vários estados, marcando um dia histórico para a vida de milhões de pessoas.
Apesar das obras no São Francisco terem começado na era petista, em 2007, no governo do ex-presidente Lula, a transposição do Rio apresentou inúmeros problemas no decorrer dos anos, ficando praticamente parada ou em ritmo lento, conforme notícias que podem ser encontradas aqui e aqui.
O projeto soma 477km de extensão e é considerado o maior empreendimento hídrico do país, sendo que a inauguração desta sexta, a água que já abastece o Reservatório Milagres (em Pernambuco) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (no Ceará) e seguirá, por fim, até a Paraíba e Rio Grande do Norte, segundo o Estado de Minas.
Moro ofuscado
Na mesma sexta-feira (26) em que Bolsonaro inaugura trecho das obras do São Francisco no Ceará, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, estreou como colunista na revista Crusoé, algo que a revista e seus proprietários, ligados ao blog O Antagonista, divulgaram exaustivamente ao longo da semana.
Todavia, a repercussão da presença de Bolsonaro no Ceará para um momento histórico para milhões de pessoas parece ter ofuscado completamente a estreia de Moro na revista.
Um vídeo publicado pelo Antagonista, anunciando a futura estreia de Moro, já havia recebido uma avalanche de reações negativas, com mais de 300 mil deslikes, contra apenas 40 mil likes até o fechamento dessa matéria. Veja na imagem abaixo:
Já uma publicação feita pelo Antagonista em sua conta no Twitter, anunciando a estreia de Moro nesta sexta, também parece não ter tido o resultado esperado. Mesmo após uma hora de postagem, menos de 1 mil pessoas haviam reagido positivamente à publicação, como é possível observar na imagem abaixo:
Enquanto isso, por outro lado, um dos assuntos do momento no Twitter foi “Parabéns Presidente”, em referência à inauguração feita por Jair Bolsonaro da conclusão da obra do São Francisco no trecho Ceará. Veja abaixo: