A deputada e professora de direito Janaína Paschoal (PSL-SP) utilizou suas redes sociais para sair em defesa do general Augusto Heleno, após uma fala sua sobre o Congresso Nacional desencadear uma série de ataques da oposição contra o militar.
A fala do general foi registrada em um áudio vazado durante uma transmissão de cerimônia feita na conta oficial do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Heleno disse: “Mas nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo”.
Heleno se referia, supostamente, aos parlamentares do Congresso Nacional que estariam pressionando o Governo em troca de colaboração na aprovação de medidas de interesse do Planalto. Como resultado, diversos parlamentares e também o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticaram o militar.
“É uma pena que o ministro com tantos títulos tenha se transformado em um radical ideológico contra a democracia, contra o Parlamento. Triste”, afirmou Maia, segundo o G1. “Eu não ouvi da parte dele nenhum tipo de ataque ao Parlamento quando a gente estava votando o aumento do salário dele como militar da reserva”, ironizou.
O próprio general Heleno comentou a sua fala através da sua rede social: “Em mais um lamentável episódio de invasão de privacidade, hábito louvado no Brasil, vazou para a imprensa uma conversa que tive com o Dr. Paulo Guedes e o Gen. Ramos”, disse ele, confirmando a sua declaração, vista por muitos populares como correta e verdadeira.
Janaína Paschoal, por sua vez, também se manifestou sobre o assunto em defesa do militar. “Eu não acho inteligente seguirem atacando, ou usando a imagem, do General Heleno. General Heleno é muito importante para o país. Deixem o General Heleno trabalhar em paz”, afirmou a deputada.
Veja o momento da declaração abaixo: