A deputada Carla Zambelli protocolou, na tarde desta terça-feira (17), o Projeto de Lei n° 663/2020, que destina os recursos dos fundos eleitoral e partidário para o combate e a prevenção ao novo coronavírus. A iniciativa foi tomada após a parlamentar desafiar os críticos do governo na última terça-feira, conforme o noticiado aqui.
De acordo com a proposta, a Lei terá efeito durante o período em que o vírus permanecer classificado como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Na justificativa, Zambelli afirma que, apesar do índice de letalidade ainda não ser extremamente alto, “sua propagação desenfreada revela-se um perigo deveras grave à população, em razão de não haver leitos hospitalares suficientes disponíveis no país”.
A parlamentar também pontua que o projeto não ofende o art. 16 da Constituição Federal, uma vez que, em sendo utilizado o recurso dos fundos contra o novo coronavírus, as campanhas de todos os partidos serão “mais baratas, sem exceção, em face da pandemia que põe em risco toda a população”. Com: Carla Zambelli.
Protocolado o projeto de lei 663/2020, que estabelece medidas emergenciais para a destinação dos fundos partidário e eleitoral para o combate e prevenção da pandemia COVID-19, alterando as leis 9.096/1995 e 9.504/1997.
Leia mais: https://t.co/s2b30L7xcN pic.twitter.com/EjcHa7Fj4P
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) March 17, 2020